10.09.2009

Ei, se intrometa menos. Ame mais.

Hello borboletas!! 

Ei, hj eu resolvi entrar aqui no meu barraco pra falar de um assunto que deve estar interessando mta gente.
Dar um recado pra estas pessoas tão interessadas em AJUDAR (atrapalhar) pessoas com TA.
Caracas, a gente sempre encontra pessoas bem intencionadas, mas como já dizem por ai, boa intenção é o começo, mas não basta, não é mesmo??!!!
Meu, vc quer ajudar amigos, familiares...?
Então, dê um relance e compreenda estas dicas ai e faça algo de maneira efetiva, ok?

A primeira coisa é que quem não tem um TA precisa entender que a cabeça de quem tem é diferente.
Se você quer se aproximar de uma anoréxica pra ajudá-la, não adianta forçá-la a comer, nem evitar que uma bulímica induza o vômito ou impedir que um Comedor Compulsivo pare de comer demais.
Não foque imediatamente na comida ou nos hábitos alimentares dessa pessoa.
Os Transtornos Alimentares estão diretamente relacionados a problemas emocionais que a própria pessoa não consegue ou não pode resolver.
Além disso, saiba que são pessoas com graves distúrbios na imagem corporal – realmente se enxergam gordas, mesmo estando magérrimas – e também de auto-estima – são pessoas que não gostam de si mesmas. Isso pode ter acontecido por inúmeras razões e só um profissional de saúde poderá realmente ajudar.
Quem tem um Transtorno Alimentar está doente – não foi uma escolha consciente. Não a critique dizendo que ela quer chamar a atenção ou que está com “frescurite”.
Isso não é verdade e só a fará se sentir pior do que já está.
GENTE, não adianta nada VC chegar criticando a ANA/MIA e fazer todo auê com campanhas do tido: "Todos Contra a Ana/Mia". Isto é ridiculo.
Sabe o que senti a primeira vez que criticaram a ana/mia e quiseram acabar com ela? Que queriam era ME DESTRUIR! Acabar COMIGO e não com uma doença.Tirar algo MEU! Na hora já coloquei aquela pessoa no meu "livrinho negro". Dá pra entender? Aquele lance de se transformar na doença? ... Sim, é real!!! Não é à toa que a maioria dos pseudonimos são... ana/mia, né ? !! O.O
Muitas vezes, a pessoa sente medo ou vergonha de pedir ajuda. Geralmente, acredita que não é merecedora de tratamento e ajuda.
Então se você está realmente disposto a ajudar, a primeira coisa a fazer é ser carinhoso e se oferecer para ouvir, porém sem ficar oferecendo conselhos e dizendo:“ah, já me senti assim uma vez quando...”.
Ouça. Só isto.
E se ela te pedir um conselho, seja honesto, mas gentil. Não esqueça que ela não está assim porque quer.
Não ameace. Se a pessoa confiar em você e decidir que está pronta para conversar, deixe que ela fale, dê valor à confiança que ela depositou em você e não a traia, afinal você se ofereceu pra ajudar.
Incentive-a a procurar ajuda profissional. Somente especialistas podem ajudar na cura – ela não se curará sozinha.
Procure se informar sobre o Transtorno em questão. Leia e saiba mais sobre o problema, sintomas e possíveis tratamentos.
Quando você voltar a conversar com a pessoa, ela se sentirá mais segura e saberá que pode confiar em você, que você está interessado no que ela tem a dizer e disposto realmente a ajudar.
Nunca, nunca mesmo, diga algo como “Por que você está fazendo isso comigo/ com sua família/ com você mesmo?”.
Quem tem um Transtorno Alimentar não está fazendo isso com você, nem com ninguém, e sim lutando muito consigo mesmo, em seu interior. É bom ter isso em mente quando quiser fazer perguntas que são egoísta ou que magoam (mesmo que sem intenção).
Além disso, esse tipo de atitude só vai perpetuar o sentimento de culpa que quem sofre com TA já tem.
“Você tem uma vida tão boa. Qual é o seu problema, hein?” – Não é uma opção consciente (na maioria dos casos) a pessoa escolher isso como estilo de vida ao contrário de ser uma pessoa feliz e com auto-estima saudável e equilibrada.
O Transtorno Alimentar é o mecanismo que ela usa para conseguir lidar com a depressão ou a auto-rejeição que aumenta dentro dela há muito tempo. É um reflexo externo do que a pessoa sente em seu interior.
Maridos maravilhosos, filhos perfeitos, amigos que sempre estiveram presentes, na verdade têm pouca ou mesmo nenhuma influência na criação de uma auto-estima saudável para que a pessoa consiga se curar, lidar bem com os problemas que a vida lhe apresenta e aprender a acreditar que merecem desfrutar das coisas boas que a vida oferece e da felicidade.
Estes Transtornos têm a ver com o sofrimento interior da própria pessoa e de como ela se sente em relação a si mesma.
Então, se quer ajudar, ame.
Da próxima vez em que aquela pessoa chegar até vc, quase desmaiando de fome, toda angustiada, ao invés de empurrar aquele prato de arroz com feijão, ofereça um abraço sincero.
Sem recriminações.
E tenha paciência, garanto que o resultado te surpreenderá...  ;)


Bjocas,


Aninha Bly ♥

4 comentários:

  1. adorei o post amor e realmente eu senti a mesma coisa que que boc sentiu quando tentaram tirar a ana de vc que queriam era ME DESTRUIR! Acabar COMIGO e não com uma doença.Tirar algo MEU! e quando as pessoas dizem: pq vc esta fazendo isso com vc? com sua familia? nossa isso me deixa mais culpada ainda, como se eu fosse uma inutil que só atrapaalha tudo e todos, eu quero morrer qunado dizem isso.

    ResponderExcluir
  2. de volta aos seus textos perfeitos de novo. todos deveriam ler isso! :D

    beijos irmãzinha <3

    ResponderExcluir
  3. AMEI esse seu texto !!
    Meninaaaa , já escreveu algum livro alguma vez ?? rsrsrsrsrsrsrs
    Bjoos lindaah

    ResponderExcluir
  4. Nossa, bastante polêmico isso.
    Concordo muito com você.
    É como uma pessoa depressiva. Todos acham que elas devem enxugar as lágrimas e soltar aquele mais belo e sincero sorriso. ¬¬

    Uma pena a maioria das pessoas não entenderem.

    ResponderExcluir